quinta-feira, 9 de julho de 2009

Você sabia? Sobre Borboletas

Você Sabia Que ...

- Estima-se que as primeiras borboletas tenham surgido entre 60 e 70 milhões de anos atrás.
- Existem cerca de 20 mil espécies de borboleta.
- As borboletas e mariposas são lepidópteros. Essa denominação é de origem grega e significa que as asas são cobertas por escamas microscópicas, que entre os insetos são pelos achatados.
- As borboletas mais rápidas são as da espécie Danaus plexippusm que voam entre 32 e 40 quilômetros por hora.
- A maior borboleta do mundo é a birdwing fêmea (nome que quer dizer asa de pássaro), encontrada em Papua Nova-Guiné. Ela pode medir 30 centímetros de uma asa a outra.
- A menor borboleta é a Pigmeu Azul do Oeste (Brephidium exilis), que mede 1,5 centímetro de uma asa até a outra.
- As borboletas e mariposas enxergam, sentem odores e gostos e reconhecem elementos da natureza através de sensores chamados sensilas. Elas também têm um tipo de órgão ao lado do corpo que serve para ouvir seus inimigos naturais.
- As cores das asas da borboleta servem para regular a temperatura de seu corpo. As asas têm escamas que, de acordo com a cor, refletem e absorvem os raios solares de forma diferente, protegendo a borboleta do calor ou aquecendo-a.
- As cores das asas da borboleta também são importantes para que machos e fêmeas da mesma espécie se reconheçam. Elas sinalizam para os predadores se uma borboleta é venenosa, podem servir para enganá-los ou como camuflagem.

FONTE: Site da Recreio

Juuh Costa (Chocolates e Limões)

Nenhum comentário: