quinta-feira, 16 de julho de 2009

Você sabia? Sobre Tigres

Você sabia que...

- Os tigres preferem viver sozinhos. Cada um arranha sinais nas árvores e pedras para marcar seu território na selva. Se outro animal de sua espécie invade essa área, é briga na certa?

- Os casais só se encontram na época da reprodução. A mamãe tigre geralmente dá à luz dois filhotes. Ela os ensina a caçar e se defender, então depois eles vão conquistar seu próprio território?

- Existem cinco tipos de tigre: tigre-da-sibéria, tigre-de-bengala, tigre-da-china, indo-chinês e tigre-de-sumatra. O siberiano é o maior felino do mundo, podendo medir até 3 metros de comprimento. Já o tigre-de-sumatra é o menor da turma, com no máximo 1,7 metro?

- Todas as espécies de tigre adoram água e nadam muito bem. Alguns até pescam para comer?

- O tigre-de-bengala é o mais famoso. Vive nas florestas da Índia, no Nepal e no Butão. Tem pêlos curtos alaranjados e listras pretas. Existe um tipo mutante dele, muito raro, que nasce branco com listras marrons e olhos azul-claros?

- As listras ajudam na camuflagem e são como impressões digitais. Não exiastem dois tigres iguais?

- Como os gatos, os tigres têm garras retráteis, que eles acionam para caçar. A cauda longa ajuda-os a se equilibrar na corrida?

- O tigre adulto tem 30 dentes. Como nós, esse animal tem duas dentições: a de leite e a permanente. Quando os dentes definitivos caem, não são substituídos por outros?

- Os dentes caninos dos tigres são pelo menos dez vezes mais compridos que os dos seres humanos. Esses felinos comem até 40 quilos de carne numa refeição, mas depois disso podem ficar até dez dias sem comer?

- O rugido do tigre pode ser ouvido a 2 quilômetros e meio de distância?

FONTE: Site da Revista Recreio

Nenhum comentário: