segunda-feira, 8 de junho de 2009

Capitu / Dom Casmurro

Hoje falaremos do livro "Dom Casmurro" de Machado de Assis.

No romance machadiano, protagonizado pelo casal, o narrador constrói uma narrativa ambígua por natureza, fazendo com que o leitor ora duvide, ora acredite na inocência de Capitu, acusada de adultério pelo marido, ex-seminarista e advogado. O sacerdote e o jurisconsulto se unem para condenar a esposa, num tribunal de provas refutáveis e inconsistentes. O veredicto final fica por conta do leitor, mas é o próprio acusador que a absolve, na mesma medida que a condena: "Capitu era mais mulher do que eu homem". De fato, a grandeza de Capitu nos seduz e se torna um exemplo de força, coragem, audácia em pleno século XIX.
Capitu, conhecida por seus olhos de ressaca e Bentinho (Dom Casmurro) com sua insegurança em relação à ninfa (como a chama no primeiro beijo do casal), nos faz lembrar dos nossos próprios medos e receios. E o fim do livro nos deixa uma dúvida: afinal ela traiu ou não Casmurro?

Existiu também uma mini-série exibida na Globo, que foi baseada nesse livro, chamada Capitu. Esse livro desperta muitos leitores jovens e adultos (e um de nossos companheiro Pepper Boy, que gosta muuuito desse livro)e nós recomendamos, com muito prazer.

Pepper Boys

Nenhum comentário: